O primeiro deles é um musical chamado “Across the Universe” (2007). Neste filme temos o inglês Jude que parte para a América para conhecer seu pai e lá acaba conhecendo a jovem Lucy, eles se apaixonam e passam a se engajar em protestos contra a guerra do Vietnan, tudo isso regado a muita música dos Beatles como plano de fundo. Particularmente, esse filme tem algumas coisas meio “Glee” que não me agradaram muito, mas o repertório beatle e a história em si, em que os personagens tem nomes que aparecem em músicas dos Beatles e fazem referências a trechos de músicas é muito legal. Quem é fã vai gostar.
O segundo filme é “O garoto de Liverpool” (Nowhere Boy, 2009), que retrata a vida de John Lennon desde a sua infância e adolescência, mostra o relacionamento de John com sua mãe Julia e sua tia Mimi, o surgimento dos Quarry Men, seu encontro com Paul McCartney e George Harrison e termina pouco antes da viagem para Hamburgo, em 1957. É um drama muito bem feito, deixo a dica para quem quiser assistir.
O terceiro é quase uma sequência do segundo, embora tenha sido feito antes. “Os 5 rapazes de Liverpool” (Backbeat, 1994) retrata a experiência dos Beatles em Hamburgo em 1957, antes do estouro da Beatlemania, mas foca especificamente na história de Stuart “Stu” Sutcliff, o 5º Beatle, baixista original da banda, que vive um dilema: ou segue sua carreira com os Beatles e desfruta do sucesso garantido, ou fica em Hamburgo com sua amada Astrid, (fotógrafa alemã que criou o corte de cabelo Beatle) e segue sua real vocação, a arte. O filme retrata, digamos, 90% da realidade, o próprio Paul McCartney apontou alguns erros, mas sabemos que o Stu era um baixista bem limitado e Paul McCartney pressionava John para que ele saísse do grupo. Outro filme muito legal. Detalhe que aqui o Ringo ainda não fazia parte da banda, o baterista ainda era o Pete Best.
Quem tiver tempo e quiser conhecer mais da história dos Beatles antes da fama, pode conferir, e se quiserem postar seus comentários sobre o que acharam, também agradeço.
Era isso aí, pessoal, um ótimo final de ano e nos vemos novamente aqui no Blog em 2012. Abraço!
Flávio Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário