O termo que surgiu em 2006, cunhado por Jeff Howe na revista Wired, congrega vários conceitos, em uma definição básica pode ser: "o ato de tercerizar tarefas, tradicionalmente desempenhadas por um empregado, a um grupo indefinido e grande de pessoas de uma ou várias comunidades (a 'multidão'), através de um convite aberto".
Nessa perspectiva, percebe-se que a web não inventou o crowdsoucing, ela apenas tornou sua execução mais fácil.
Abaixo, uma lista de 10 exemplos que usaram do conceito, antes mesmo do termo em si ser inventado (quando "www" eram somente três dáblius juntos), olha só:
1 - O Prêmio Longitude
No início do século 18, ser capaz de navegar com precisão era um grande negócio. Se perder em uma viagem transoceânica não significava apenas que concorrentes poderiam encontrar um novo território para o império antes de você. Mas era também uma questão de vida ou morte.
A latitude não representava um problema, afinal ela podia ser encontrada a partir da altitude do sol ao meio-dia e a ajuda de uma tabela analisando a declinação do sol durante o dia.
Já a longitude, era um problema tão grande que em 1714 o governo britânico resolveu abri-lo ao público. Qualquer um que oferecesse um método simples e prático para determinar precisamente a longitude em navios, ganharia um prêmio em dinheiro.
Embora ninguém jamais ter ganhado tal premiação, muitos foram recompensados pela dedicação e trabalho frente ao problema.
2 - O Dicionário de Inglês Oxford
Antes do Oxford, a maioria dos dicionários eram inconsistentes, descontextualizados historicamente e longe de serem completos como deveriam.
Uma das razões do OED ter sido capaz de mudar isso, foi porque contou com centenas de voluntários que revisaram partes do dicionário, tornando mais claras suas definições. Houveram alguns erros, aqui e ali, mas o projeto provou que usar o público para tarefas específicas pode tornar o trablaho mais rápido e barato.
3 - O Movimento de Observação em Massa
Palavras são muito boas, mas o que fazer para descobrir os hábitos de uma nação? Claro que é preciso fazer pesquisas, mas resultariam em indivíduos dizendo como eles se comportam.
O movimento The Mass Observation em parte, como uma solução para este problema específico. Desde sua criação em 1937 até 1960, a organização teve como objetivo registrar a vida cotidiana na Grã-Bretanha. E embora houvessem investigadores pagos anonimamente para gravar conversas e o comportamento das pessoas trabalhando, uma grande parte do trabalho foi feita por voluntários.
Cerca de 500 destes voluntários não treinados mantiveram diários cheios de observações sobre suas próprias vidas, seus amigos e vizinhos e até mesmo sobre estranhos andando na rua.
As obras coletadas pelo movimento foram usadas para analisar com mais precisão a opinião pública frente as questões da política tributária, por exemplo.
4 - O Sydney Opera House
As negociações para a construção de uma casa de opera em Sydney começaram na década de 1940. Mas somente em 1955, um concurso foi lançado. Os critérios eram que o projeto arquitetônico contasse com um salão amplo para 3000 pessoas sentadas e outra sala menor, para 1200 pessoas, projetadas para usos diferentes. Foram recebidos pelo comitê da competição mais de 233 projetos, tendo a participação de arquitetos de 32 países.
Dois anos depois, foi anunciado que o projeto do arquiteto Jorn Utzon tinha sido vencedor. Suas velas com arcos viria a ser uma das referências para a cidade de Sydney. Não se sabe o que poderia ter acontecido se as autoridades tivessem escolhido um outro arquiteto indicado.
5 - Projeto Tabelas Matemáticas
O que fazer com 450 funcionários sem trabalho em meio a uma grande crise? Simples: colocá-los a tabular funções matemáticas. Inciado em 1938 como parte de um programa para ajudar superar a grande depressão, os funcionários tabularam funções exponenciais, logarítmos, funções trigonométricas, entre outros.
O projeto representou uma das maiores e mais sofisticadas obras de computação antes da invenção dos conputadores eletrônicos.Seu maior legado é o Manual de Funções Matemáticas, que foi publicado 16 anos depois que o grupo se desfez.
Editado por dois veteranos do projeto, Milton Abramowitz e Stegun Irene, tornou-se uma referência de grande circulação entre matemáticos e científicos.
6 - Alimentos enlatados
No início do século 19, Napoleão foi transformando boa parte da Europa em seu império. Fazer isso, no entanto, exigiu grandes exércitos lutando longas campanhas. Estas que exigiam suprimentos alimentícios em grande escala durante o ano todo, o que era difícil em meio ao forte inverno europeu onde o produto fresco era escasso.
Em uma tentativa de superar esse desafio, o governo francês ofereceu um prêmio de 12000 francos a quem conseguisse elaborar um método barato e eficaz de preservar grandes quantidades de comida.
Peter Durand transferiu uma técnica que havia sido recentemente descoberta usando frascos de vidro para latas cilíndricas ou vasilhas de ferro forjado. As latas eram ideais para as necessidades do exercito por serem mais leves, mais baratas, mais rápidas de fazer, e também mais resistentes do que qualquer outro meio de preservação de alimentos que existia.
Infelizmente ninguém pensou em crowdsource para o abridor de lata, o que só seria inventado 30 anos depois.
7 - Margarina
Em 1869, o imperador Luís Napoleão III enfrentou um problema alimentar um pouco diferente de seu ancestral famoso. A França não dava conta da demanda de manteiga e sua escassez estava empurrando os preços para cima.
O imperador então ofereceu um prêmio para quem conseguisse fazer um substituto satisfatório para a manteiga, adequado para o uso das forças armadas e das classes mais baixas. Em um ano, o químico francês Hippolyte Mège-Mouriès havia patenteado uma substância que chamou Oleomargarine, cujo nome comercial tornou-se "margarina".
8 - Zagat Survey
Sabe os comentários e reviews que pode se ver na Amazon, ou sites de avaliação de viagens e/ou restaurantes? Bem, essas contribuições são uma forma de crowdsourcing. Nessa perspectiva, este sistema de revisão pública parece ser algo feito sob medida para a internet.
Porém isso já é usado a um bom tempo. Em 1979, Tim e Nina Zagat criaram o guia com seu nome para coletar e correlacionar as avaliações de restaurantes. Para a primeira versão do guia, os Zagats pesquisaram apenas os seus amigos.
Em 2005, o Zagat Survey incluia mais de 70 cidades e cerca de 250000 revisões e relatos individuais coletados ao longo dos anos. Possuindo agora pareceres sobre taxa de hoteis, campos de golf, zoológicos, entre outros. E sim, já na web.
9 - Teatro do Oprimido
Na década de 1960, o ator brasileiro Augusto Boal decidiu mudar a forma tradicional de fazer teatro. Em vez do público assistir estaticamente os atores, eles iriam participar ativamente do enredo da peça. Reunindo uma série de técnicas, Boal chama a nova prática de "o teatro do oprimido".
O público torna-se um expectador ativo, capaz de transformar, explorar e analisar o que está sendo desenvolvido durante a peça.
Uma simples técnica, chamada de "dramaturgia simultânea" é crowdsourcing claro. No meio de uma apresentação, os atores vão parar e pedir ao público quais as soluções para seus problemas.
10 - TopCoder
Fundada por Jack Hughes em 2001, a TopCoder é uma comunidade que tem como objetivo fornecer aos clientes alto nível de trabalho em uma ampla gama de campos no desenvolvimento de software, incluindo o de algoritmos, mídias digitais, aplicações móveis e sistemas de negócios. Contando hoje com mais de 300000 membros de 220 países já tem trabalhos realizados para diversas grandes organizações.
Em uma parceria recente entre a NASA, TopCoder e Harvard foi lançado o NASA Tournament Lab, uma plataforma que permite que a comunidade de especialistas forneça soluções para os problemas que os pesquisadores da NASA estejam enfrentando.
*Texto baseado no post de Stuart Thomas no Memeburn e de Diogo Mourato no dailycrowdsource.
**Post escrito por Alexandre Ferrari, co-fundador ideias.me e Conselheiro da Alternativa Jr. Originalmente publicado em 19 Set 2011 em http://crowdoque.typepad.com/blog/2011/09/10-grandes-exemplos-de-crowdsourcing-antes-do-termo-crowdsourcing-existir.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário