Você com certeza já deve ter visto tirinhas em diversas redes sociais com aqueles desenhos que todos chamam de “memes”. O que você talvez não saiba é que meme é muito mais que isso, eles estão a sua volta desde que você nasceu, e fazem parte da cultura popular.
A primeira referência que se tem do termo meme é de um livro de 1976, de autoria de Richard Dawkins, chamado O gene Egoísta. Ele definem meme como a unidade mínima da memória, multiplicando-se de cérebro em cérebro ou em locais onde a informação é armazenada. O meme é uma unidade de evolução cultural que pode, de alguma forma, autopropagar-se. Descomplicando, meme é qualquer coisa, seja um desenho, um símbolo, uma frase, um som, um adereço, um valor estético ou moral, que é facilmente copiado e viraliza, todo mundo passa a usar. Com o advento da internet e das redes sociais, esse fenômeno foi potencializado, pois qualquer coisa pode ser copiada e se espalha em instantes pela web.
Mas os memes não estão apenas na internet. Às vezes podemos não perceber, mas até mesmo o hábito de usar brincos é um meme, assim como as piadas que você costuma contar numa roda de amigos, os jingles ou slogans dos comerciais da TV, as crenças folclóricas, provérbios ou ditados populares, ou até mesmo as canções de ninar que sua mãe cantava quando você era um bebê.
Na internet os memes costumam surgir principalmente em fóruns e grupos de discussão, como o 4chan e o Reddit, e se espalham pela web. Alguns exemplos de memes recentes na internet são: “Senta lá, Cláudia”, “Todos chora”, “As mina pira” “Menos a Luiza, que está no Canadá”, “Tenso” Chuck Norris facts, os caracteres, como “:)”.
Mas o que mais se popularizou na web, e a maioria das pessoas confunde com o conceito de meme são as rage faces, aquelas carinhas que aparecem nas tirinhas de blogs e redes sociais. Vamos mostrar algumas delas e quando são usadas:
Troll face: também chamado de Cool face, é usado quando o personagem está tirando uma onda com a outra pessoa, fazendo trocadilhos ou simplesmente "trollando" a conversa para se divertir às custas dos outros.
Forever Alone: representa aquele cara carente, que todos ignoram,não tem amigos ou namorada, no final das contas sempre fica sozinho e está sempre deprimido por isso.
Rage (fuuuu...): É usado naquelas situações em que o personagem esperava se dar bem, mas algo aconteceu que mudou isso, fazendo este personagem ficar com ódio, raiva ou com um desapontamento extremo. Imagine chegar na aula sem estudar e ficar sabendo que tem prova. Pois é.
LOL: É a abreviação para Laughing out Loud (rindo muito alto), usado naquelas situações em que o personagem ri descontroladamente de alguém ou de alguma coisa.
Me gusta: é aquele personagem que tem gostos bem estranhos, tendendo ao bizarro, do tipo comer sorvete com bacon.
Okay: representa aquele personagem que se deu mal e não tem outra alternativa a não ser aceitar os fatos com aquele "okay" de resignação.
Yao Ming (f**ck that guy): Este meme é inspirado em uma cara que o chinês Yao Ming, jogador de basquete do Houston Rockets fez durante uma entrevista. É usado para demonstrar desprezo por alguém ou alguma coisa, um "Tô nem aí".
Poker Face: representa um rosto sem expressão, de alguém que foi surpreendido por uma informação ou um fato inusitado.
Estes foram apenas alguns. Existem muitos outros circulando pela web, e a cada dia esse número aumenta, então não teria como colocar todos aqui. Se você quer saber mais sobre memes, deixamos esses links de artigos da Wikipedia, sobre memes e memes de internet. Ainda, você pode assistir estes 3 vídeos com uma palestra de Susan Blackmore no TED sobre os memes, de uma perspectiva mais filosófica.
Abraços e continuem ligados no blog da Alternativa Jr!
Flávio Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário