Empresa Júnior:
A prática das universidades
As
empresas juniores são uma parte curiosa dentro das instituições de
ensino superior: para quem participa o seu significado é muito claro,
mas para outros, essa parece ser apenas uma empresa de mentirinha na
qual os alunos brincam de trabalhar; o que não é verdade, o trabalho é
serio e exige muito esforço e dedicação por parte dos seus membros.
Sendo assim, o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas
se eles terão que trabalhar por horas e não serão remunerados?
Exatamente a oportunidade de estar trabalhando.
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
- See more at: http://www.mosaicopsicologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=125:empresa-junior-a-pratica-dentro-das-universidades&catid=38:textos-livres&Itemid=62#sthash.AJsx8zIG.dpuf
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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empresas juniores são uma parte curiosa dentro das instituições de
ensino superior: para quem participa o seu significado é muito claro,
mas para outros, essa parece ser apenas uma empresa de mentirinha na
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serio e exige muito esforço e dedicação por parte dos seus membros.
Sendo assim, o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas
se eles terão que trabalhar por horas e não serão remunerados?
Exatamente a oportunidade de estar trabalhando.
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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Sendo assim, o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas
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A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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Exatamente a oportunidade de estar trabalhando.
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
- See more at: http://www.mosaicopsicologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=125:empresa-junior-a-pratica-dentro-das-universidades&catid=38:textos-livres&Itemid=62#sthash.gorJ14AY.dpuf
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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As empresas juniores são uma parte curiosa dentro das instituições de ensino superior: para
quem participa o seu significado é muito claro, mas para outros, essa parece ser apenas uma
empresa de mentirinha na qual os alunos brincam de trabalhar; o que não é verdade, o
trabalho é serio e exige muito esforço e dedicação por parte dos seus membros. Sendo assim,
o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas se eles terão que trabalhar por
horas e não serão remunerados? Exatamente a oportunidade de estar trabalhando.
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão
aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer
cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode
oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em
seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros
semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da
empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getúlio Vargas e da
Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior
agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem
inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o
desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática.
É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos
graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais
especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da
empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e
parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se
que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade
empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a
solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que
optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de
empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas
empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades
participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de
São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e
Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do
processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade.
Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é
despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência
para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua
própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, existem diversas
empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se
associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento
pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da
pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma
dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em
equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de
Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra:
“Creio que estando em uma empresa júnior você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te
dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no
mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo
recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de
trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já
que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a
cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação
mais completa dos alunos.
Fonte:www.mosaicopsicologia.com.br
Bárbara Guimarães - Diretora de Marketing
As
empresas juniores são uma parte curiosa dentro das instituições de
ensino superior: para quem participa o seu significado é muito claro,
mas para outros, essa parece ser apenas uma empresa de mentirinha na
qual os alunos brincam de trabalhar; o que não é verdade, o trabalho é
serio e exige muito esforço e dedicação por parte dos seus membros.
Sendo assim, o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas
se eles terão que trabalhar por horas e não serão remunerados?
Exatamente a oportunidade de estar trabalhando.
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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As
empresas juniores são uma parte curiosa dentro das instituições de
ensino superior: para quem participa o seu significado é muito claro,
mas para outros, essa parece ser apenas uma empresa de mentirinha na
qual os alunos brincam de trabalhar; o que não é verdade, o trabalho é
serio e exige muito esforço e dedicação por parte dos seus membros.
Sendo assim, o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas
se eles terão que trabalhar por horas e não serão remunerados?
Exatamente a oportunidade de estar trabalhando.
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
- See more at: http://www.mosaicopsicologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=125:empresa-junior-a-pratica-dentro-das-universidades&catid=38:textos-livres&Itemid=62#sthash.gorJ14AY.dpuf
As
empresas juniores são uma parte curiosa dentro das instituições de
ensino superior: para quem participa o seu significado é muito claro,
mas para outros, essa parece ser apenas uma empresa de mentirinha na
qual os alunos brincam de trabalhar; o que não é verdade, o trabalho é
serio e exige muito esforço e dedicação por parte dos seus membros.
Sendo assim, o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas
se eles terão que trabalhar por horas e não serão remunerados?
Exatamente a oportunidade de estar trabalhando.
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
- See more at: http://www.mosaicopsicologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=125:empresa-junior-a-pratica-dentro-das-universidades&catid=38:textos-livres&Itemid=62#sthash.gorJ14AY.dpuf
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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As
empresas juniores são uma parte curiosa dentro das instituições de
ensino superior: para quem participa o seu significado é muito claro,
mas para outros, essa parece ser apenas uma empresa de mentirinha na
qual os alunos brincam de trabalhar; o que não é verdade, o trabalho é
serio e exige muito esforço e dedicação por parte dos seus membros.
Sendo assim, o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas
se eles terão que trabalhar por horas e não serão remunerados?
Exatamente a oportunidade de estar trabalhando.
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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empresas juniores são uma parte curiosa dentro das instituições de
ensino superior: para quem participa o seu significado é muito claro,
mas para outros, essa parece ser apenas uma empresa de mentirinha na
qual os alunos brincam de trabalhar; o que não é verdade, o trabalho é
serio e exige muito esforço e dedicação por parte dos seus membros.
Sendo assim, o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas
se eles terão que trabalhar por horas e não serão remunerados?
Exatamente a oportunidade de estar trabalhando.
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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mas para outros, essa parece ser apenas uma empresa de mentirinha na
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Sendo assim, o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas
se eles terão que trabalhar por horas e não serão remunerados?
Exatamente a oportunidade de estar trabalhando.
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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mas para outros, essa parece ser apenas uma empresa de mentirinha na
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Sendo assim, o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas
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Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
- See more at: http://www.mosaicopsicologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=125:empresa-junior-a-pratica-dentro-das-universidades&catid=38:textos-livres&Itemid=62#sthash.gorJ14AY.dpuf
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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As
empresas juniores são uma parte curiosa dentro das instituições de
ensino superior: para quem participa o seu significado é muito claro,
mas para outros, essa parece ser apenas uma empresa de mentirinha na
qual os alunos brincam de trabalhar; o que não é verdade, o trabalho é
serio e exige muito esforço e dedicação por parte dos seus membros.
Sendo assim, o que leva os alunos a participarem de uma dessas empresas
se eles terão que trabalhar por horas e não serão remunerados?
Exatamente a oportunidade de estar trabalhando.
Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
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Muitos alunos entram na faculdade e estão ávidos para colocar em prática aquilo que estão aprendendo na sala de aula, saber se são bons naquilo com que pretendem trabalhar, exercer cargos de liderança e cumprir com compromissos e horários. É a empresa júnior que pode oferecer tais experiências aos alunos. Além disso, os estudantes buscam um diferencial em seu currículo e a oportunidade de aumentar o seu networking, conhecendo alunos de outros semestres e fazendo amizades até com estudantes de outras faculdades, como é o caso da empresa RH Junior Consultoria, que une estudantes da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua equipe.
O que você pode estar se perguntando é: quais são os benefícios que uma empresa júnior agrega à formação acadêmica? A experiência de participar de uma empresa júnior tem inúmeras vantagens, dentre elas destaca-se a aproximação com a vida empresarial, o desenvolvimento técnico e interpessoal do aluno e a capacidade de aplicar a teoria na prática. É importante destacar que essas empresas são geridas exclusivamente pelos alunos graduandos, apesar de eles contarem com auxílio de professores e profissionais especializados. Dessa forma, os próprios alunos são os responsáveis pela administração da empresa, pela delegação e divisão de tarefas, pela participação em reuniões com clientes e parceiros e pela resolução de problemas verificados no âmbito empresarial. Logo, verifica-se que o aluno que participa de uma empresa júnior tem a possibilidade de vivenciar a realidade empresarial de maneira direta e antecipada e que, na maioria das vezes, ele está mais apto a solucionar problemas e lidar com situações do dia-a-dia das empresas do que aqueles que optaram pela não participação em uma empresa desse gênero.
A fim de conhecer os reais motivos que levam os estudantes universitários a participarem de empresas juniores, realizamos uma pesquisa de satisfação e interesse relativa a essas empresas, com 90 alunos de diversas universidades de São Paulo. Entre as universidades participantes da pesquisa pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
A análise de alguns dados mostra que 40% dos alunos de uma faculdade participam do processo seletivo somente depois de adaptados, no mínimo seis meses, à faculdade. Percebe-se, assim, que o interesse de um aluno em participar de uma empresa júnior é despertado quando, dentro da própria faculdade, ele percebe a importância dessa experiência para a sua vida profissional. Assim como cada estudante, cada empresa júnior possui sua própria Missão e Visão. Dentro da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, existem diversas empresas juniores com diferentes valores e campos de atuação, as quais os alunos podem se associar de acordo com o que se interessam e estão buscando para seu desenvolvimento pessoal. As razões de participar de entidades juniores são infinitas. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou os seguintes fatores como as principais vantagens de participar de uma dessas empresas: a “Aproximação com a vida empresarial”, “Organização do trabalho em equipe” e “Formação de redes de contato”. Mariana Gonçalves de Oliveira, diretora de Recursos Humanos da empresa RH Junior Consultoria, confirma o que a pesquisa mostra: “Creio que estando em uma ej você acaba tendo uma ideia diferente de futuro, a faculdade te dá base, mas a empresa júnior é um complemento necessário para o curso e para a entrada no mercado de trabalho. Criei um senso de responsabilidade e de comprometimento”.
Vontade e determinação são as duas características básicas dos alunos responsáveis pelo recente destaque das empresas juniores tanto no ramo acadêmico quanto no mercado de trabalho. Verifica-se que o contentamento em trabalhar para uma dessas empresas é alto, já que a nota de satisfação dada pelos alunos é aproximadamente quatro em uma escala de um a cinco. Dessa maneira é inegável a contribuição das empresas juniores para uma formação mais completa dos alunos.
- See more at: http://www.mosaicopsicologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=125:empresa-junior-a-pratica-dentro-das-universidades&catid=38:textos-livres&Itemid=62#sthash.gorJ14AY.dpuf
A prática dentro das universidades
EMPRESA JÚNIOR
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