quarta-feira, 6 de novembro de 2013



Brasil é o país com o maior número de empresas juniores no mundo



É como um estágio sem sair da universidade. A dedicação à empresa acontece nos horários em que os estudantes não estão assistindo às aulas, mas há vantagens.


 A ideia surgiu na França e se espalhou pelo mundo. Estudantes, dentro das universidades, que prestam serviços para micro e pequenas empresas, com preços bem abaixo do mercado. No Brasil, deu tão certo que hoje somos recordistas mundiais. É a empresa júnior.
Presidente, diretor financeiro, diretor de marketing e um quadro grande de funcionários. Todos os alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro que trabalham em uma das quatro empresas juniores que funcionam dentro da UFRJ.
É como um estágio sem sair da universidade. A dedicação à empresa acontece nos horários em que os estudantes não estão assistindo às aulas, mas há vantagens.
“Quando você entra numa empresa júnior como membro, você já tem direito logo de cara, assim que você entra, a voto. Já pode eleger os diretores executivos que vão reger a sua empresa. Além disso, você já entra gerenciando projetos, liderando uma equipe, tendo contato direto com professores, estagiários e liderando, gerenciando isso tudo. Jamais você teria essa oportunidade de fazer isso num estágio”, aponta o diretor de marketing Marcus Vinícius Dalla Stella.
Qualquer estudante da graduação do ensino superior pode fazer parte de uma empresa júnior ligada ao seu curso, mas é preciso passar por um processo seletivo rigoroso, assim como as grandes empresas fazem para escolher seus estagiários e trainees, com provas de conhecimentos gerais, redação, dinâmicas de grupo e entrevistas. A busca é por pessoas dispostas a aprender e a ajudar a desenvolver a empresa.
“Buscamos empresários juniores que entendam que fazer parte de uma empresa júnior é como fazer parte de uma academia. Não adianta estar matriculado para receber os benefícios como perder peso e ficar forte. Você precisa para desenvolver as competências, você precisa participar de projetos internos, externos, participar de reuniões e realmente buscar o seu desenvolvimento”, opina Naone Manoel Garcia, diretor da Confederação Brasileira de Empresas Junior.
O diretor diz que hoje o Brasil é o país com o maior número de empresas juniores no mundo. São cerca de 1,2 mil que têm micro e pequenos empresários como 90% dos clientes.
“Além de o preço ser mais barato, você tem o respaldo de toda uma universidade, porque todos os projetos são amparados por professores da universidade”, comenta o diretor financeiro Thiago Souza.
 

Fernanda Cardoso - Consultora Financeira
 

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