terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Entrevista com Ex-Empresáros Juniores

A primeira entrevista do blog apresenta dois ex-empresários da empresa Emad Jr. de Pelotas, que hoje atuam na FEJERS. O objetivo de entrevistar André Ferreira e Endaira Santos é mostrar a importância do MEJ para a vida pessoal e profissional.
Blog: Quem são?
André - Iniciei na Emad Jr. como membro de RH em 2007, em 2008 fui eleito Diretor de RH. No começo de 2009 fui convidado para entrar na FEJERS e também para o Conselho Executivo da Emad Jr.,em 2010 assumi o cargo de Diretor de Qualidade e Pessoas.
Enadaira - 3 anos na Emad, membro da diretoria de Comunicação e Eventos, Presidente da Emad Jr, Organizadora Geral do X EGEJ e atualmente vice-presidente da FEJERS.
Blog: Como sua vida mudou depois da participação na ej?
André - Entrei na Emad Jr., pois queria me formar com um currículo competitivo para o mercado, essa foi minha principal motivação, mas uma vez dentro do MEJ percebi que o currículo era apenas conseqüência. Me envolvi muito com a EJ no momento que foi me dado o trabalho de montar um sistema de Qualidade para a EJ, eu no meu segundo semestre apenas tinha ouvido falar em Qualidade e comecei a buscar conhecimento, conversar com professores que ainda não tinha tido aula, ir em empresas saber como era a Gestão de Qualidade, sistema 5s, produção enxuta e foi assim que notei o meu recente vício por EJ. Junto com esse trabalho tive que aprender funções básicas de RH, pesquisas, avaliações, controle, consultorias. No final do ano contabilizando as horas de trabalho, era claro que ficava mais na EJ do que em casa. E assim fui caminhando, percebendo que na sala de aula eu já não tinha mais competidores, apenas colegas, pois nítido é a verdade de quem esta em EJ aprende mais e cresce mais do que sala de aula. E esse crescimento que me motivava mais, fazia mais, aprendia mais e isso me mantinha querendo sempre a EJ. Como diretor de RH vi melhor que seria o meu crescimento e o da EJ junto, tive um aspecto melhor e maior da EJ. E entrando na FEJERS aumentei mais meu horizonte de visão, aprofundando conhecimentos e ações, amadurecendo com o tempo e conhecimento.
Endaira - Vim para Pelotas junto com meus pais e quando cheguei fiquei certamente deslocada, nao que isso seja um super problema pra mim, mas era nova na cidade, nova na faculdade. Ai Entrei na EJ desde meu primeiro semestre da faculdade, mais que crua, na verdade nem sabia o que era empresa junior. Mas achei tudo muito legal, não tinha conhecimento de aulas, matéria e tal. Bem com o tempo fui pegando experiência na empresa e aprendendo muita coisa mesmo com meus veteranos da empresa (diretores e presidentes, que hoje são grandes amigos). Além do desenvolvimento "intelectual", o desenvolvimento pessoal tambem foi bem grande, conheci muita gente e sem contar que passamos a ser de certa forma como exemplos para os demais alunos do curso. Os professores gostam da EJ e sempre estimulam o processo de desenvolvimento do aluno dentro dela. Foi também na empresa que tive a oportunidade de ter contato com um movimento estudantil tão grande e tão bem estruturado. Já fui membro de agremiações em colégios, mas nenhuma delas tem tanto a oferecer em termos de conhecimento e desenvolvimento como o MEJ.Uma coisa tive certeza no MEJ mesmo sendo apenas membro, se a pessoas for ativa ela consegue muita coisas para si. Certamente se hoje estou acabando o meu curso e se ainda continuo em Pelotas é por causa do MEJ e das oportunidades que ele me proporcionou.
Blog: Qual foi o fato mais marcante dentro da ej?
André - Fato que foi analisar o crescimento da Ej com as consultorias e processos, junto com o crescimento das pessoas da Ej.
Endaira - Relacionamento entre os membros. Muito legal como as pessoas se dão bem. É interessante como alunos de todos os semestre da faculdade conseguem chegar a um consenso e trocar conhecimento, sem qualquer tipo de distinção.
Blog: Como você olha para o mundo empresarial hoje?
André - Olho sabendo que tenho muita coisa para aprender e muita para fazer, mas com ampla noção e bagagem para atuar no mercado.
Endaira - Vejo que não existe o lugar ideal ou perfeito, você tem que se adaptar e principalmente estar na área que você gosta de atuar e outra não se pode ficar parado esperando as coisas acontecerem, tem que fazer acontecer.
Blog: Quais são as metas profissionais que você sonha alcançar?
André - As metas ainda estão anuviadas, mas não gosto de ficar atrás de uma mesa e analisando dados, gosto de fazer, de pegar o projeto e ter pronto com responsabilidade e seriedade. E penso em abrir um negócio próprio, na parte de entretenimento, talvez uma balada, consultorias, planejamento de evento.
Enadaira - Quero abrir minha própria casa de festa. Gosto dessa área, tem muita coisa para se explorar e sem contar que é o que realmente gosto de fazer. Percebi no MEJ que preciso de atividades que de alguma maneira dependa de mim, atividades que só vão ter sucesso se eu me mexer e essa área que escolhi para ter meu futuro é uma que só vai pra frente se eu me manter atualizada e buscando novidades e implantando conhecimento já adquirido anteriormente.
Blog: E qual o papel da ej para a conquista delas?
André - Conhecimento e vontade de arriscar, de apostar e ver algo dar certo. Praticamente a EJ ajudou na montagem do meu perfil administrativo.
Endaira- A EJ me mostrou a necessidade de não estar passiva aos acontecimentos, a não esperar que as coisas aconteçam, preciso buscar se quero ter algum futuro. Também me mostrou a necessidade de se ter pessoas próximas a você e que essas possam te ajudar a crescer.
Blog: Mande um recado para os empresários juniores da Alternativa Júnior:
André - Galera da Alternativa Jr. foi muito bom conhecer vocês aqui em Pelotas e esse ano irei algumas vezes até Santiago pela FEJERS. Quero dar os parabéns por vocês serem tão agradáveis, loucos e divertidos, precisamos disso no MEJ Gaúcho, gente que tem vontade de crescer com o movimento e com mente aberta para crescer com todas as EJs do estado sem frescuras! Desejo um 2010 de crescimento e muitos desafios para vocês. Sempre estarei para qualquer dúvida, conversa e aprendizado. E bora fazer o MEJ crescer e ganharmos muito com isso ;)
Endaira - Achei incrível o desenvolvimento de vocês nesse ultimo ano, e certamente servem de exemplo para muitos que hoje veem dificuldade em tudo o que fazem. O mais importante dentro de uma EJ como já disse é a pró atividade. Nisso vocês já mostraram que são capazes.Acho muito interessante que continuem assim e busquem sempre o novo. Contato com as outras EJs também é muito importante, não digo para copiar, mas sim entender o que eles fazem e o porque deu certo e trazer para EJ de vocês, como exemplo para o desenvolvimento e também para inovar. Explorar novas áreas e manter contatos é importantíssimo para a sobrevivência de uma EJ, existe a necessidade da política de bons relacionamentos para conseguir atingir objetivos dentro do meio.

Rodrigo Faccin

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe disse...

iiiih vão ser empresários concorrentes!

Rodrigo Duarte Faccin disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gilmar D'Agostini O. Casalinho disse...

Deu pra ver que eles colaram em uma pergunta, né??
Filipe, acho que eles vão é ser sócios, e não concorrentes.
Mas a Endaira também sonha em vender sandálias de borracha. Mais detalhes com ela... hahahahaha

Abraços e parabéns pelo blog.

Endaira Santos disse...

É verdade colamos em uma pergunta.. hahuahua.. mas fizemos separados. Já sabia da coerência. O Gilmar tem razão, quero vender sandálias de borracham tenho certeza que vai ser um grande sucesso, havia me esquecido de comentar sobre isso nas respostas.

Alternativa Júnior Copyright © 2011 -- Template by Tainã Steinmetz -- Powered by Blogger