Seja qual for seu negócio, seja qual for seu perfil de empreendedor, o marketing tem que estar presente para que seu produto seja bem sucedido no mercado. Considere o marketing como uma obrigação, sem a qual não será possível explorar o verdadeiro potencial de seus produtos ou serviços.
O marketing é toda a atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos do consumidor, sendo que tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços. Esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão). Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo.
Através do marketing, a organização pode conquistar e fidelizar seus clientes, de maneira mais objetiva e sem perda de tempo. Algumas ações simples, como pesquisa de mercado e pesquisa de opinião são de grande importância, pois auxiliarão na determinação dos preços de venda, canais de distribuição a serem adotados, na formação de estoques nestes canais, descontos oferecidos e quantidade disponibilizada do bem. Tendo em vista as previsões de demanda, essas ações irão auxiliar a empresa a tomar a melhor decisão.
De forma geral, um plano de marketing bem elaborado indica oportunidades de mercado em um ambiente em constante transformação. Vale dizer, ainda que é comum estarem sempre surgindo novas técnicas e estratégias de marketing ao longo do tempo, nas quais as empresas precisam estar em constante monitoramento, e adequando à sua realidade.
*Huelin Dapieve
Diretor de Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário