A gestão de uma organização requer que alguns fatores sejam evidenciados atentamente, como o setor financeiro que é a principal fonte de recursos, as pessoas que movimentam toda e qualquer empresa, a área da produção que ocupa a atividade fim da organização, o conhecimento do mercado em que está inserida, bem como as pessoas que pretendem atingir com seus produtos e serviços. Enfim, dependendo do setor de atuação da empresa, existe uma série de fatores críticos de sucesso.
Normalmente, para a maioria das empresas, ocorre a falta de um planejamento formalizado. Nesse ambiente, as estratégias são emergentes. Não que esteja errado agir desse modo, mas torna-se difícil gerir o negócio de maneira eficaz. As estratégias permitem o reconhecimento antecipado de problemas futuros, da melhor forma de explorar oportunidades, do mercado, das potencialidades e dos pontos a melhorar.
A escolha do que fazer, em detrimento de outra, define uma "estratégia". Já uma Gestão Estratégica começa muito antes, tendo início no momento em que a empresa avalia estado atual, apurando seus processos e desenvolvendo ações corretivas para atingir seus objetivos estratégicos.
Uma gestão eficiente permite que sejam levantadas informações para auxiliar na tomada de decisão, o que é fundamental num ambiente de mercado tão dinâmico em que nos encontramos.
Em Santiago, a Alternativa Jr. presta assessoria para a formulação de estratégias para sua empresa.
Luiz Otávio Aguirre Polga
Presidente da Alternativa Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário